"A História bem na Foto" disponível a todos!

Em reconhecimento (e agradecimento) à Educação Pública altamente democrática que recebi através do Estado brasileiro – fui aluno de escolas públicas do Primário à Universidade, nos anos 1950, 60 e 70 (exceto nos dois primeiros do antigo Ginásio); e do Bacharelado ao Mestrado, de 1998 a 2001, e 2005 a 2008 (exceto numa pós-graduação) – coloco à disposição dos interessados, em versão digital, o texto da minha dissertação de Mestrado A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história, que defendi no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mas, o faço também, e principalmente, diante da situação vigente, em retribuição, mínima que seja, a toda a sociedade brasileira.



O texto é exatamente o mesmo que apresentei ao PPGHC, onde está arquivado, em 2008, e que chegou a ser disponibilizado na Internet por meio de cópia pirata. Desde aquela época, pretendia, certamente, editar a dissertação no tradicional formato de livro impresso, mas novas tarefas e projetos, e algumas dificuldades técnicas, foram me fazendo deixa a intenção para trás.
Enquanto não defino uma forma de automatizar o envio do texto (196 páginas, tamanho A4, em formato pdf), peço a cada um que, por gentileza, envie mensagem com o título “Cópia de A História bem na Foto” (ou algo assemelhado) para o e-mail guinaedita@gmail.com.

Agradeço, se for possível, a informação
sobre que interesse tem no material.
E espero que lhe seja útil.

Um comentário:

Alex Ferro disse...

Sensacional!
Deixo aqui minhas palavras, com muita pena não ter virado livro. Os depoimentos são sensacionais. E históricos.
Muitos irmãos e irmãs da luz, não estão mais por aqui. Vida que segue. Porém, mais uma necessidade de virar livro.
Não me lembrava mais de meu depoimento, ao irmãozinho Aguinaldo. Confesso que fiquei nessa segundona do dia 27 de maio de 2019, emocionado. É toda uma história, toda uma luta na profissão de uma país que não se interessa - salvo muitas e necessárias exceções - por livros.
Mais não desista caro Guina, não desista!!!
Se precisar da minha fotografia e força, é só pedir. To na área. E gerando um força incrível para que vire livro essa pérola da fotografia Brasileira, Américo latina, e porque não... do Universo.