segunda-feira, 11 de junho de 2007

Depoimentos exemplares >

Apresento, como exemplo, duas fotografias que, à época, tiveram grande influência na sociedade brasileira e que têm, até hoje, grande importância histórica, indubitavelmente. 
A fonte das histórias das fotos são depoimentos dos próprios autores, publicados pelo jornal Paparazzi, informativo da ARFOC-Rio (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro), órgão de representação da categoria. São fotos do mesmo contexto político e histórico, mas que têm histórias completamente diferentes. Uma delas, a típica foto de gabinete, feita em condições supostamente controladas e sem maiores pretensões por parte do fotógrafo. A outra, surgida de uma série de eventos absolutamente inesperados para o fotógrafo, que o tempo todo buscou registrar (e até influenciar) os acontecimentos, que percebeu como históricos.

Referências:
PAPARAZZI, jornal da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, ARFOC/Rio. Perfil de Antônio Andrade. Rio de Janeiro: Outubro/Novembro de 1998, no. 71, pág. 6.
_________, Perfil de Campanella Neto. Rio de Janeiro: Julho/Agosto de 2001, no. 82, pág. 6-8.

Nenhum comentário: