segunda-feira, 11 de junho de 2007

Apresentação (e convite) >

Este espaço tem como referência o projeto de mestrado intitulado A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história, de minha autoria, em desenvolvimento junto ao PPGHC – Programa de Pós-Graduação em História Comparada, no IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a intenção de ser fonte de dados para este e outros possíveis trabalhos nesta área.

Em 16/07/2008 foi feita a defesa da dissertação, que foi APROVADA.

Veja mais detalhes em AGUINALDO RAMOS, VICE-PRESIDENTE DA ARFOC-RIO, DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, "A HISTÓRIA BEM NA FOTO: FOTOJORNALISTAS E A CONSCIÊNCIA DA HISTÓRIA", E DIZ SER UMA HOMENAGEM A TODOS OS FOTOJORNALISTAS (clique para ler a notícia).


A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história trata da questão da consciência do repórter-fotográfico, no que se refere ao caráter histórico do seu trabalho. Toma como base histórias de fotografias (desde o próprio ato de fotografar até o momento presente), que, supostamente, tenham tal característica, conforme o próprio autor.
Evito, então, antecipar possíveis discussões teóricas, para não tirar a espontaneidade dos depoimentos.
O universo de referência da tese são histórias de fotografias de repórteres-fotográficos que estiveram em ação no Rio de Janeiro no correr dos anos 80. São, por este motivo, os primeiros convidados a ocupar este espaço. Nada impede, porém, que, dado o caráter comparativo do projeto, outros registros sejam considerados.



A série A História bem na Foto continua aberta para as fotos históricas dos fotojornalistas e seus depoimentos sobre elas.


Dando a partida, apresento dois depoimentos exemplares e uma escolha pessoal, que levantam alguns aspectos da questão. Sendo um blog, os depoimentos terão que ser, necessariamente, postados por mim, mas serão, sempre, versões aprovadas pelos autores.
Espero que, além da ajuda que me presta, seja este um espaço útil e prazeroso para os amigos fotojornalistas.


Rio de Janeiro, 11 de junho de 2007.
Aguinaldo Araújo Ramos



Se você, colega repórter-fotográfico, quer fazer um depoimento sobre uma (ou até duas) fotografia(s) sua(s) que considere histórica(s), veja abaixo o item Novos Depoimentos, com um roteiro para escrever o texto.

Nenhum comentário: