segunda-feira, 11 de junho de 2007

Apresentação >

Este espaço tem como referência o projeto de mestrado intitulado A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história, de minha autoria, em desenvolvimento junto ao PPGHC – Programa de Pós-Graduação em História Comparada, no IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a intenção de ser fonte de dados para este e outros possíveis trabalhos nesta área.

Em 16/07/2008 foi feita a defesa da dissertação, que foi APROVADA.

A História bem na Foto: fotojornalistas e a consciência da história trata da questão da consciência do repórter-fotográfico no que se refere ao caráter histórico do seu trabalho. Toma como base as histórias de fotografias (desde o próprio ato de fotografar até às mais atuais citações) que, supostamente, conforme o próprio autor, tenham tal característica, a de serem "históricas".
Evito, então, antecipar possíveis discussões teóricas, para não tirar a espontaneidade dos depoimentos.
O universo de referência da tese são histórias de fotografias de alguns repórteres-fotográficos que estiveram em ação no Rio de Janeiro no correr dos anos 80. São, por este motivo, os primeiros convidados a ocupar este espaço. Nada impede, porém, que, dado o caráter comparativo do projeto, outros registros sejam considerados.


Dando a partida, apresento dois depoimentos exemplares e uma escolha pessoal, que levantam alguns aspectos da questão. Sendo um blog, os depoimentos terão que ser, necessariamente, postados por mim, mas serão, sempre, versões aprovadas pelos autores.
Espero que, além da ajuda que me presta, seja este um espaço útil e prazeroso para os amigos fotojornalistas.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2007.
Aguinaldo Araújo Ramos


A série A História bem na Foto continuou aberta até 2008 para fotos históricas dos fotojornalistas e seus depoimentos sobre elas. 

[Atualizado em 07/05/2019]

Nenhum comentário: